Minha intenção é que o leitor encontre neste pequeno blog, conteúdos que possam edificar a fé e a esperança. e dar um brilho especial à vida. Obrigado por visitar este blog. Não esqueça de deixar seu comentário.

terça-feira, 6 de março de 2012

FRUTOS DO ESPIRITO 'AMOR' LIÇÃO I


Fruto do Espírito  Amor: Lição I – Texto: Gl 5:22-23

Introdução:
            Precisamos, em Cristo Jesus, ter uma vida transformada, temos o poder de Deus para que tal coisa suceda em nossas vidas. Mas algumas dúvidas podem permear nossos corações: “- Como é a vida de uma pessoa transformada?”; “- O que devo, e o que não devo fazer?”, etc.
            Antes de tudo queremos dizer que a vida cristã não é uma vida de “podes” e “não podes”, a vida cristã é uma vida de liberdade, o apóstolo Paulo disse que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm que eu faça (I Co 6.12). Ele também disse que os que se inclinam para a carne querem satisfazer a carne, mas os que se inclinam para o Espírito procuram fazer coisas para agradar o Espírito (Rm 8.5).
            Bom, queremos então analisar o que a Bíblia nos diz a respeito da vida daqueles que estão em Cristo Jesus que agora são novas criaturas, ou seja, pessoas de vida transformada. O Apóstolo Paulo na carta aos Gálatas (igreja da Galácia) no cap. 5, nos mostra por inspiração divina, que há pessoas que fazem o  que a carne quer  (v.19-21), a isso ele chama de obras da carne, e ele diz no cap. 5.21 que os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus. Mas ele continua dizendo que há um fruto para ser produzido por aqueles que estão em Cristo Jesus, e ele chama de “FRUTO” do Espírito. Repare que ele fala de fruto e não frutos, e esse fruto tem nove características, as quais iremos estudar nestes próximos encontros de células. Para entendermos melhor, imagine uma fruta que tenha nove gomos (laranja, mexerica, etc.), assim é o fruto do Espírito, é um só, mas com nove importantes “gomos”. Começaremos a falar do primeiro gomo que é o “amor”:

O que é o amor? Uma definição bíblica está em I Co cap 13, é o maior dos dons, deve ser a base para os outros dons e também para os outros “gomos” do fruto do Espírito. A palavra amor tem sido muito mal compreendida, pois seu significado tem sido diluído diante do excesso de utilização. Usamos muito a palavra amor, e acabamos perdendo seu significado verdadeiro. Amor é mais do que um friozinho na barriga, ou um mero sentimento. O amor produz sentimentos, mas é mais do que sentimento.

- O amor não é incontrolável: Muitos se escondem atrás do amor para desculparem-se de suas atitudes erradas: “-Matei por amor”; “-Não posso fazer nada, estou amando”; “-Estou cego, estou amando”. Isso não está correto, Jesus ordenou que nos amássemos uns aos outros, isso indica que tenho controle sobre a quem devo amar, mesmo que não queira;

- O amor depende de duas coisas:

   1) Escolha: Cl. 3.14 “...revesti-vos de amor...” Eu posso escolher me revestir de amor, escolher ser uma pessoa amorosa, quem foi transformado pelo amor de Cristo deve amar.

   2) Conduta: É uma ação, não um sentimento apenas: I Jo 3.18 “...não amemos de palavras, mas por obra e em verdade. Não podemos amar só de palavras, precisa haver atitudes, amor é mais do que palavras. Os gregos tinham diferentes tipos de palavras que significavam amor, veja: storge que significa afeição natural; Eros,  que significa atração sexual; philia, afeição emotiva ou amizade e agape  que significa amor incondicional, altruísta ou sacrificial. Este último é quando a bíblia se refere ao amor de Deus por nós, ao amor que nós devemos ter  por ele e pelos outros, essa palavra remete para o compromisso de agir, não só de falar.

            Entre debaixo desta unção que é o amor, é necessário você desejar amar, este desejo mudará sua conduta e te fará um verdadeiro cristão.

EM BREVE LIÇÃO ll




Nenhum comentário:

Postar um comentário