Fruto do Espírito (Lição II) – Texto: Gl 5:22-23
Introdução:
No estudo anterior vimos uma breve definição de amor, o primeiro dos nove gomos do fruto do Espírito. Como falamos, amor não é só palavra, precisa de atitudes, então vamos contextualizar o que aprendemos sobre amor:
A diferença de amar e gostar
Você acha possível amar alguém de quem você não goste? Lembre-se: uma pessoa transformada pelo poder de Deus, é uma pessoa que ama, e para amar, precisamos de pessoas ao nosso redor que não são amáveis, pois é fácil amar os gentis, os amáveis. Mas para Deus nos ensinar a amar, Ele vai permitir algumas pessoas difíceis de amar em nossas vidas, pessoas que não gostamos, não gostamos do seu jeito de falar, de vestir, de se dirigir a nós, etc. Pare por 30 segundos (pare mesmo) e lembre de quantos nomes vêm a sua mente de pessoas que você não gosta, (não são pessoas que você tem ódio ou amargura, são pessoas que você não gosta, mas precisa conviver com elas).
Com essa lista em mente saiba de uma coisa, nós não somos obrigados a gostar delas, mas precisamos amá-las. Jesus não gostava muito dos religiosos de sua época, isso é bem claro na Bíblia, mas Jesus os amava, tanto que morreu por eles e ainda os perdoou na cruz.
Veremos adiante cinco passos para aprender a amar esses tipos de pessoas:
Cinco Passos para aprender a ser uma pessoa amorosa
1) Experimente o amor de Deus: Só poderemos amar os outros quando entendermos o quanto Deus nos amou enviando Jesus Cristo para morrer por nós, veja em Ef. 3.17-18. Precisamos sentir, compreender e experimentar o amor de Deus. Só ama quem se sente amado por Deus, em I Jo 4.19 diz assim: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”. Quando não me sinto amado, não tenho vontade de amar, por isso experimente o amor de Deus por você. Talvez o seu passado foi um passado cheio de desafetos, brigas, confusões, decepções, amarguras tão grandes que te prendem para não amar. Às vezes temos até causas para justificar nossas raivas, ódios, iras, etc. Mas devemos abandonar o passado para um melhor viver no presente, para amar pessoas no presente preciso fechar certas “portas” do passado. Isso começa com o perdão. Perdoar os que me magoaram, por amor a mim mesmo, não porque eles merecem, devemos perdoar para que o nosso coração seja sarado, curado, limpo. Até quando você dará o direito a aquelas pessoas para lhe prenderem no mundo espiritual? Libere perdão, pois quando temos ressentimento de alguém, um pedaço do meu coração está com ele, um pedaço da minha mente, da minha atenção também estão lá. Você quer que essa pessoa tenha isso? Não. Então tome-o de volta através do perdão, em vez de ficar lembrando desse sofrimento, livre-se dele.
2) Tenha pensamentos de amor: Ler Fp. 2.4-5. Comece a focalizar as necessidades, os sofrimentos, os problemas, os desejos e os alvos de outras pessoas. Pessoas que sofrem, machucam os outros, se alguém está agindo mal com você, está agindo porque está sofrendo. Aprenda a olhar além das falhas daquelas pessoas e ver as necessidades delas, então aprenderás a amar. Repare uma coisa: as pessoas mais desagradáveis, e as menos amáveis são as que mais precisam de amor. As pessoas que pensamos em ignorar são as que estão precisando de doses excessivas de amor, pois todos precisam de amor, e quando não conseguimos obter amor, lutamos inconscientemente para receber atenção, pensamos assim: “- Eu vou conseguir ser notado, de um jeito ou de outro”. Então a pessoa de quem você não gosta pode estar passando por isso, você precisa compreender. Os pensamentos determinam emoções, nós podemos modificar a maneira de pensar sobre determinada pessoa e modificar nossos sentimentos a respeito dela, e ao invés de pensar em suas falhas poderemos pensar em suas necessidades e orar ao Senhor para que possamos supri-las, principalmente em oração.
EM BREVE LIÇÃO lll